terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Teoria. (aberta a sugestões e a acrescentos ou a arranjos)

As pessoas não mudam. Apenas queremos pensar que sim.

Escondem-se, mudam a aparência. Mas nada disso importa. Fica um retrato escondido na pedra que marca tudo o que fizemos. Um retrato que mostra tudo o que passámos e de vez em quando vem ao de cima. E faz voltar tudo ao normal.
e as pessoas sabem-no. Porque não agem como tal? Porque também elas agem como se fossem ingénuas?
Porque que eu o fiz?
Tudo muda, evolui. Não é mentira. O ser humano evolui. Verdade. O unico problema é que não evolui no espaço de uma vida humana. E mesmo se evoluir não evolui o suficiente para fazer diferença.

Se ninguém muda, porquê que nos tentamos mudar? A minha mãe sempre que eu estou com a minha auto-estima em baixo faz questão de citar aquela frase dos anúncios da Matinal: " Se não gostar de mim, quem gostará?". E sabem? Deve ser a coisa mais certa que já disseram num anúncio. Não nos podemos tentar mudar. Controlar talvez. Mas não mudar, fica lá sempre um rasto do que éramos.
E sabem o que mais incomoda? Não são pessoas que fingem ser o que não são. São aquelas que que tentam mudar as outras para o seu benificio.

E não digo que as pessoas não mudem as coisas que fazem, ou as coisas que adoram. Estou a falar de coisas que importam a um nível diferente. Como os defeitos. As pessoas controlam alguns e não todos mas têm-nos lá quer nós façamos birra quer um baixo assinado. Porque quando se conhece e não se gosta de alguém os defeitos ou as qualidadades não importam, mas quando se conhece alguém e gosta aí os defeitos até são suportáveis (mesmo que ás vezes se perca a paciência).
Sim toda a gente tem defeitos. Mas se nos apaixonamos, se adoramos alguém, se alguém é nosso amigo não importam como é que eles são. Simplesmente são eles e é isso que nos faz adorá-los.

Uma pessoa não traz só o bom. Traz tudo o mau, o bom e a felicidade com a tristeza. São pessoas inteiras que não podem ser transformadas ao nosso desejo, que têm personalidades que as tornam únicas e insubstituíveis.

As pessoas não mudam. Tudo o resto sim.

Mas isto é só a minha opinião. Não digo que nada disto esteja certo.Mas é o que penso e defendo o que está aqui escrito.