terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Teoria. (aberta a sugestões e a acrescentos ou a arranjos)

As pessoas não mudam. Apenas queremos pensar que sim.

Escondem-se, mudam a aparência. Mas nada disso importa. Fica um retrato escondido na pedra que marca tudo o que fizemos. Um retrato que mostra tudo o que passámos e de vez em quando vem ao de cima. E faz voltar tudo ao normal.
e as pessoas sabem-no. Porque não agem como tal? Porque também elas agem como se fossem ingénuas?
Porque que eu o fiz?
Tudo muda, evolui. Não é mentira. O ser humano evolui. Verdade. O unico problema é que não evolui no espaço de uma vida humana. E mesmo se evoluir não evolui o suficiente para fazer diferença.

Se ninguém muda, porquê que nos tentamos mudar? A minha mãe sempre que eu estou com a minha auto-estima em baixo faz questão de citar aquela frase dos anúncios da Matinal: " Se não gostar de mim, quem gostará?". E sabem? Deve ser a coisa mais certa que já disseram num anúncio. Não nos podemos tentar mudar. Controlar talvez. Mas não mudar, fica lá sempre um rasto do que éramos.
E sabem o que mais incomoda? Não são pessoas que fingem ser o que não são. São aquelas que que tentam mudar as outras para o seu benificio.

E não digo que as pessoas não mudem as coisas que fazem, ou as coisas que adoram. Estou a falar de coisas que importam a um nível diferente. Como os defeitos. As pessoas controlam alguns e não todos mas têm-nos lá quer nós façamos birra quer um baixo assinado. Porque quando se conhece e não se gosta de alguém os defeitos ou as qualidadades não importam, mas quando se conhece alguém e gosta aí os defeitos até são suportáveis (mesmo que ás vezes se perca a paciência).
Sim toda a gente tem defeitos. Mas se nos apaixonamos, se adoramos alguém, se alguém é nosso amigo não importam como é que eles são. Simplesmente são eles e é isso que nos faz adorá-los.

Uma pessoa não traz só o bom. Traz tudo o mau, o bom e a felicidade com a tristeza. São pessoas inteiras que não podem ser transformadas ao nosso desejo, que têm personalidades que as tornam únicas e insubstituíveis.

As pessoas não mudam. Tudo o resto sim.

Mas isto é só a minha opinião. Não digo que nada disto esteja certo.Mas é o que penso e defendo o que está aqui escrito.





16 comentários:

  1. eu não concordo, mas está bem exposta a tua opinião, e se é o que achas para ti está certo :o

    ResponderEliminar
  2. claro que sim ! e acho MUITO bem que defendas aquilo em que tu acreditas e não aquilo em que o outros acreditam, para influenciáveis chegam os que estão :)

    obrigado :)

    ResponderEliminar
  3. A todos as pessoas que vão comentar:
    " Todos somos diferentes". Logo isso implica opiniões diferentes. Espero que não levem nada do que escrevi muito literalmente nem nada que se pareça. Foi um desabafo. E a experiência fez-me ter esta opinião,se algo implicar que a mude eu mudarei a minha opinião, sem questões. Talvez até amanhã me aconteça algo que me faça mudar de ponto de vista. Mas hoje estava chateada e era o que achava. Lamento se o meu ponto não foi bem demonstrado. "As pessoas" de quem tanto falo no post não são todas ,como óbvio, apenas a grande maioria das pessoas da minha vida.

    ResponderEliminar
  4. Se é aquilo em que acreditas, deixa-me dizer que expuseste lindamente a tua opinião. Gostei do texto* E um blog é mesmo para isso para dizer aquilo que vai dentro de nós. Os outros, se quiserem, podem fazê-lo também!

    ResponderEliminar
  5. Um dia destes prometo voltar a escrever mas agora não consigo, a minha escrita fica suspensa.

    Obrigado por tudo és uma querida. Das melhores mesmo. E sim de facto somos muito parcidas.

    bjinho <3

    ResponderEliminar
  6. Apesar de afastada deste mundo prometo visitar-te muitas vezes. Todos os teus passos são importantes.

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que as pessoas (algumas), muito poucas, mudam ! Mudam quando algo as marca profundamente. Quando perdem alguem devido a erros, quando vêm que alguém semelhante a si sofreu algo por atitudes proximas ás suas. Mudam so quando perderam ou têm medo asserio.
    Só quando se vê entre a espada e a parede é que se apercebem, outras so mesmo quando já estão á deriva com tudo perdido. Outras, nem nestas situações mudam. Fazem alterações que no fundo conduzem ao mesmo.

    Mudar, é algo tão complexo. Mas muda-se! E eu sou prova disso.
    Adorei o texto :)

    ResponderEliminar
  8. Cada mente cada forma de pensar e agir diferente. O ensinamento da vida é o melhor.
    Gostei.
    ***

    ResponderEliminar
  9. apesar de não concordar , gostei muito do teu texto e dos teus argumentos . É sempre bom termos a nossa própria opinião fundamentada !

    ResponderEliminar
  10. Eu concordo contigo em parte, nós não mudamos mesmo, apenas nos controlamos.
    Gostei muito!:)
    Bjs!^^

    ResponderEliminar
  11. Eu concordo contigo em algumas partes. Gosto quando dizes 'Controlar talvez. Mas não mudar, fica lá sempre um rasto do que éramos.' , acho que tens toda a razao, nunca ninguem muda totalmente, já para não falar das pessoas que mudam para pior , isso sim é mau.
    Beijinhoo 8D

    ResponderEliminar
  12. Olá, desculpe a ausência em vir visitar seu blog!
    Fiquei um tempo longe da net e voltei agora com o blog novo! =)
    Espero sua visita!

    Adorei esse post! E sabe que vc tem razão! A gente não muda, o que muda é o ambiente ao qual convivemos.. esse sim pode trazer mudanças aparentes ao ser humano!

    Beeijos e bom restinho de semana!
    R.

    ResponderEliminar
  13. Gostei da maneira que expressou sua opinião, é assim que deve ser mesmo...de maneira clara e objetiva, para que não se fiquei dúvidas...eu acho que o ser humano muda a partir dele mesmo, tem que haver uma retificação subjetiva, entende...falei um pouco sobre isso no meu último post, sobre minha fé na mudança no ser humano, pois se eu n confiasse nisso, como seria psicóloga? Bjos.

    ResponderEliminar
  14. Que saudades das tuas palavras querida! :S

    ResponderEliminar
  15. concordo com muito do que escreveste.
    o pior é quando as pessoas mudam mesmo, e damo-nos conta de que sao amigos por conveniencia ou habito e q ja nao temos nada em comum com essas pessoas

    ResponderEliminar